20 de fevereiro de 2014

Um brinde aos copos: como identificar a peça correta para cada bebida?

Sejam eles de cristal, vidro ou acrílico, altos ou baixos, os copos são elementos essenciais em qualquer ocasião e formalidade. Mas como identificar o copo certo para determinado tipo de bebida?

É simples: confira a seguir as dicas do Amora Atelier para não se confundir com as variedades de copos e faça bonito em qualquer evento.


1- Tulipa: ideal para cerveja e chope, seu formato favorece a formação de espuma e ajuda a manter a temperatura.

2- Coffee mug: o copo em formato de caneca é adequado para servir bebidas quentes, como o irish coffee 

3- Taça flûte: fina e elegante, essa taça é indicada para espumante e champanhe e mantém as borbulhas da bebida por mais tempo.

4- Taça para Martini: a taça tem este formato para que você a segure pela haste, sem que o calor da mão acelere o aquecimento do líquido, já que um bom Martini é servido bem gelado. Adequada também para coquetéis gelados.

5- Taça champagne: semelhante à taça flûte, serve para espumante e champanhe.

6- Shot: o copinho fino, com base grossa, é recomendado para vodca, já evita que o calor das mãos esquente a bebida, que costuma ser servida gelada e em pequenas doses.

7- Vinho branco: a taça é menor do que a do vinho tinto porque a bebida deve ser servida aos poucos, para não esquentar (o vinho branco deve ser consumido gelado). O bojo é menor para conservar o aroma, mais delicado do que o do vinho tinto. Esta taça também é usada para servir vinho rosé.

8- Taça coquetel: bojuda, esta taça é ideal para bebidas cremosas, à base de creme de leite e leite condensado ou coquetéis de fruta 9- Vinho tinto: a taça tem corpo grande para realçar o sabor e aroma da bebida. É mais larga do que a do vinho branco porque os tintos não precisam estar gelados.

10- Margarita: com haste fina e boca larga, é indicada para servir o coquetel típico mexicano. Na hora de servir este drinque, costuma-se molhar a borda da taça com suco de limão e depois encostá-la em um prato com sal.

11- Taça coquetel: indicada para servir bebidas supercoloridas e decoradas, acomoda perfeitamente coquetéis tropicais e refrescantes

12- Uísque: o copo é largo para acomodar os cubos de gelo, que geralmente acompanham a bebida.

13- Long drink: tradicionalíssimo, é indicado para servir água, refrigerante, suco ou bebidas com bastante gelo, como club soda. Também acomoda bebidas destiladas e coquetéis refrescantes 

E na mesa de jantar?

Quem nunca sentiu aquele leve desespero ao sentar à mesa de um jantar mais formal e se deparar com uma série de copos? Qual utilizar para beber água? E se eu optar por um vinho branco, qual copo pegar?


(Água, vinho tinto, vinho branco e champagne) 

A etiqueta é clara neste caso. Os copos sempre devem ser colocados na seguinte ordem, da direita para a esquerda: vinho branco, vinho tinto, água. Essa é também a ordem de tamanho dos copos. O mais indicado é que o copo de vinho de branco seja o menor, o de vinho tinto o segundo menor e o de água, o maior. Já a taça para champanhe, quando for ser utilizada, deve ficar posicionada ao lado da menor taça.

Tim-tim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário