14 de novembro de 2013

Dicas preciosas para sua confraternização de fim de ano

Todo final de ano, a maioria das empresas promove uma festa de confraternização com seus funcionários, na qual todos desfrutam de algumas horas de diversão e descontração. E sempre tem aquele que fica responsável por organizar esse evento inteirinho. Já pensou se esse alguém for você?

Como administrar o dinheiro recebido da melhor forma, transformando a confraternização em um evento agradável?  É preciso lembrar que a verba pode ser limitada e cabe a você fazer o melhor com ela. Sempre que essa "bomba" cair na sua mão, não se desespere!

Com organização, é possível surpreender a todos e fazer a festa da empresa ficar na lembrança de todos os funcionários. Confira a seguir as sugestões e dicas do Amora Atelier para fazer a festa da sua empresa certamente virar assunto no dia seguinte de trabalho!



1- Defina alguns pontos básicos para a festa

O primeiro passo para uma festa de confraternização bem sucedida é um planejamento bem organizado e definido. Alguns pontos funcionam como guias para a condução do seu evento. São eles:

Local: é importante levar em consideração a logística para locomoção dos funcionários até o local;

Horário: o horário deve ser escolhido minuciosamente. Tanto o fim de semana, quanto a noite, ou mesmo durante o expediente possuem vantagens e desvantagens;

Tema: a definição de um tema é importante para integração de todos e para gerar surpresa todo ano. Isso evita que a festa fique todo ano com a mesma cara!

2- Trabalhe com bons fornecedores

Nessa hora, vale levar o antigo ditado popular em consideração: o barato pode sair caro. Nem sempre o melhor fornecedor é necessariamente o mais caro ou o mais barato! A maioria das pessoas vai logo no mais barato e a festa, às vezes, pode não ser tão bacana por ter sido feita economia em pontos essenciais para o sucesso, como local, música e alimentos e bebidas, por exemplo.

3-  Tenha bem definido o objetivo da confraternização

Outro ponto importante para sua festa ser um sucesso é saber qual o objetivo da empresa com esse evento, além de conhecer o espírito dos convidados e da própria empresa. Não adianta organizar algo muito sofisticado se não vai agradar convidados ou algo que eles não se sintam a vontade. Você precisa achar algo que agrade desde o atendente da recepção até o presidente.

4-  Divulgue, divulgue, divulgue

Use e abuse das redes sociais antes e depois do evento. Antes da confraternização, utilize as ferramentas sociais para se comunicar com os funcionários e criar um clima de expectativa para a festa. Uma dica é criar uma hashtag e divulgar entre os colaboradores, para que interajam e compartilhem fotos e conteúdos durante o evento.

E depois da festa, utilize a rede para colocar fotos de momentos descontraídos e postar os auges da festa para gerar uma sensação positiva entre os funcionários. É eficaz, atual e barato!

5-  Quem pode ir à festa?

Defina claramente, e com antecedência, se os familiares ou acompanhantes dos funcionários participarão ou não da festa. Isso altera todo o planejamento. Mudar a decisão depois de tudo organizado pode arruinar o evento.

6- O que servir para comer e beber?

Um dos principais pontos da festa são os comes e bebes. As finger foods (comidinhas para comer com a mão mesmo) são uma ótima opção para as festas de final de ano. Além de gostoso e agradável, esse tipo de comes possibilita que os convidados não precisem ir a uma mesa redonda com oito lugares e cheia de formalidades para comer.

Com isso, todo mundo interage, o clima fica descontraído e evita-se as famosas "panelinhas”, já que a circulação de convidados será maior.

Importante: deve ser previamente definido se serão servidas bebidas alcoólicas ou não.

7- O roteiro ideal para um evento de sucesso

A festa é uma sequência de ações. Comece com bebidas sem álcool: sucos, refrigerantes, águas aromatizadas são ótimas opções. Depois inicie as bebidas alcoólicas: prosecco, uísque, cerveja (se tiver).

É sempre importante lembrar que bebidas alcoólicas devem ser servidas com comidas frias sempre. Isso deve ser coordenado simultaneamente para evitar vexames e o serviço deve durar uma hora e meia no máximo.

Daí entre com as comidinhas servidas em prato ou cumbuquinhas quentes. Sempre proporcione um momento de música, seja DJ ou mesmo som ao vivo. Ao final, sempre sirva um doce, mesmo que seja uma trufinha. Ah, e não se esqueça do café!

8 – Interação é o canal

Também para evitar que as panelinhas sejam formadas, é interessante promover a interação entre os diversos setores da empresa, o que pode ser feito através de atividades que estimulem a integração.

Inclua uma atração na festa que esteja de acordo com o perfil do público e da empresa. Humor, música, ou palestra são válidos, mas devem ser ajustados ao perfil dos funcionários.

9- O que não pode na festa da empresa?

Discursos muito longos do cortpo diretivo, apresentação de metas da empresa e outros assuntos corporativos que envolvem mais formalidade não combinam com uma festa de confraternização! Deixe esses assuntos para o dia a dia no trabalho.

10 – Conte com um parceiro de confiança

O objetivo de uma confraternização é desestressar. Por isso, facilita contratar uma empresa com experiência na organização de eventos para, entre tantas tarefas que você já realiza no seu dia a dia, te auxiliar na terceirização de serviços e fornecedores.

O  Amora Atelier é especialista na organização de eventos corporativos. Conte com nossa expertise para que você tenha tranquilidade e possa curtir também a festa. Nossa equipe está à disposição para esclarecer suas dúvidas.

Entre em contato com a gente pelo telefone (11) 3965-6020 ou pelo e-mail contato@amoraatelier.com.br.


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